A crise mundial causada pela pandemia do novo coronavírus não afetou o rádio. Muitas emissoras cresceram em audiência e faturamento, fortalecendo o vínculo com os ouvintes e o mercado publicitário.
No início da pandemia foi registrado uma debandada de anunciantes, a exemplo do que aconteceu com outros veículos de comunicação, mas com o passar dos meses, a situação voltou ao controle e a audiência das rádios cresceu de forma surpreendente.
Segundo publicação do caderno de economia do jornal Estadão, o Kantar Ibope Media mostrou que 75% dos ouvintes de rádio antes da pandemia continuavam fiéis às suas emissoras. Outros 17% dos entrevistados passaram a ouvir mais do que antes.
O Kantar Ibope Media ainda apontou que o rádio ganhou 2.232 novos anunciantes durante a pandemia de covid-19. Além das emissoras tradicionais, as rádios que nasceram na internet também foram beneficiadas com o fortalecimento do mercado radiofônico durante a crise.
Outra emissora tradicional de São Paulo, a Rádio Capital AM também cresceu de forma surpreendente, ocupando ainda parte do espaço deixado pela Rádio Globo AM e FM, que foi extinta na capital paulista.
Outras emissoras como a Rádio Atalaia, aposta no público que gosta de flashback e música pop. Já a Rádio Vibe Mundial é forte entre aqueles que buscam por conteúdo esotérico e espiritual.
Emissoras do segmento gospel também detém boa parte da fatia do mercado brasileiro e do público. A Rádio Melodia FM do Rio de Janeiro está sempre entre as primeiras colocadas.
Com todos os números positivos, o rádio mostra sua força sobrevivendo a todas as crises e segue como companheiro fiel dos ouvintes no Brasil e no mundo.