MENU

Ciclone e massa de ar frio trazem risco de alagamentos costeiros e chance de neve em SC

Fenômeno tem possibilidade maior de ocorrer na madrugada de sábado (9). Picos de maré estão previstos até a noite de sábado

Joana Caldas / Don Carlos Leal
08/08/2025 17h20 - Atualizado há 12 horas
Ciclone e massa de ar frio trazem risco de alagamentos costeiros e chance de neve em SC
Neve em São Joaquim. - Foto: Mycchel Legnaghi / Reprodução

Um ciclone extratropical que se forma no mar e o avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar trazem risco de alagamentos costeiros e chance de neve em Santa Catarina. Além disso, o mar deve ficar agitado e há possibilidade de ressaca. O alerta para a elevação da maré foi publicado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (8). As áreas mais afetadas devem ser a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado, segundo o órgão.

O frio intenso retorna a Santa Catarina a partir da tarde desta sexta-feira (8). As baixas temperaturas devem continuar pelo menos até segunda (11), conforme a Defesa Civil.

Na madrugada de sábado (9), há chance de neve e chuva congelada na Serra. Na manhã do sábado, as temperaturas mínimas variam entre 0 e 5°C na maior parte do estado e chegam a valores negativos nas áreas serranas.

No litoral as mínimas previstas variam de 6 a 10°C. À tarde o frio deve se manter e as temperaturas não passam dos 15°C. As manhãs de domingo (10) e segunda devem ter temperaturas semelhantes, mas os termômetros voltam a subir à tarde, com máximas em torno de 17 a 20°C.

A intensificação dos ventos de quadrante Sul associados ao ciclone extratropical que se forma no mar, somados à maré alta, trazem condições para alagamentos costeiros, em áreas de Florianópolis e Itajaí, no Litoral Norte, na tarde desta sexta e no sábado.

O vento Sul pode atingir 70 km/h. Com isso, o mar deve ficar agitado, com ondas de até 3,5 metros, principalmente entre Florianópolis e o Sul do estado. Essa condição deve continuar até domingo.

Recomendações da Defesa Civil
Confira abaixo as orientações da Defesa Civil para os dias de frio em Santa Catarina:

tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua;
abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
beba bastante água e se agasalhe bem;
evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas.

Veja também as orientações para situações de alagamentos costeiros e mar agitado. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil:

jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
não dirija em locais alagados;
em alagamentos, evite contato com a água;
cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
evite a navegação, a prática de esportes aquáticos e o banho de mar;
evite caminhar e pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a calçada ou ciclovia.

#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CicloneEmSantaCatarina


FONTE: G1/SC
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp