A presença de restaurantes nas redes sociais é fator decisivo que influencia a escolha de onde os clientes vão comer. Uma nova pesquisa aponta que 70,2% dos entrevistados já foram a um restaurante após vê-lo no Instagram. O estudo compartilhado com a CNN Viagem & Gastronomia é do Brazil Panels & Behavior Insights, que entrevistou 2.548 pessoas em todo o país, segmentadas por classe social, faixa etária, gênero e região geográfica.
O levantamento diz que a plataforma supera até recomendações de amigos e familiares, que influenciam 53,1% das decisões. Entre os critérios de decisão, a qualidade da comida é o mais importante para 38,2% dos entrevistados, seguida por preço (23%) e atendimento (17,1%)
"O consumidor moderno pesquisa, compara e decide pelo celular, mas exige que a experiência ao vivo corresponda ao que viu online", explica Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels & Behavior Insights.
Redes sociais e hábitos de consumo
Para 69% das pessoas ouvidas pela pesquisa, o Instagram é a principal fonte de busca de informações sobre restaurantes. Fotos de pratos e vídeos de preparação são os conteúdos mais atraentes para esse público.
Certos hábitos de consumo também se destacam. Pizza e churrasco lideram as preferências de comida, com 63,9% e 61,9% das respostas, respectivamente.
Quanto ao preço das refeições, 32,4% dos entrevistados gastam até R$ 100 por pessoa. Para 25,2%, a distância não importa se o restaurante for bom.
Os dados foram coletados de forma representativa. A média de idade dos respondentes foi de 47 anos. A Classe C representou 45,7% dos entrevistados, seguida pelas Classes B (34,5%); D/E (11,2%) e A (8,6%). O Sudeste concentrou a maior parte das pessoas (48,8%), seguido pelo Nordeste (24,3%), Sul (15,2%), Norte (6,6%) e Centro-Oeste (5%).
Aumento nas reservas digitais
Outro estudo recente também diz respeito à digitalização da jornada do cliente. A Tagme, empresa com soluções de hospitalidade de restaurantes, registrou um salto de quase 10 vezes nas reservas online nos últimos cinco anos.
Em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia, 290 mil pessoas fizeram reservas em restaurantes pela plataforma, segundo a empresa. Em março de 2025, o número saltou para 2,8 milhões de pessoas. Os serviços são usados em mais de 4.000 estabelecimentos em 240 cidades brasileiras.
“O dado mostra uma mudança de mentalidade: o brasileiro está se planejando mais antes de sair para comer fora. Hoje ele prefere garantir uma mesa, evitar filas e ter uma experiência mais fluida no restaurante”, afirma Roni Lacerda, COO e co-fundador da Tagme.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #InstagramDecisivoEscolhaRestaurantes