Santa Catarina tem a segunda menor taxa do país de mortes violentas, com 8,5 registros a cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são referentes a 2024 e o estado fica apenas atrás de São Paulo, com 8,2 casos. Os dados são do Anuário da Segurança divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Os dados de mortes violentas intencionais (MVIs) reúnem registros de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.
O estudo existe desde 2011 e mapeia os registros criminais feitos anualmente pelas secretarias de segurança pública dos 26 estados e do DF.
Em números absolutos, foram 685 MVIs em 2024, diante de 674 em 2023. Apesar da leve alta, não houve alteração na taxa de mortes: 8,5. O dado é bem abaixo da média nacional, que ficou em 20,8 a cada 100 mil habitantes.
Para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a queda na violência no país tem acontecido em razão dos seguintes fatores:
Implementação de políticas públicas de segurança orientadas por evidências, com programas de gestão por resultados e iniciativas multissetoriais de prevenção à violência;
Mudanças demográficas pelas quais passa o país, com redução do número de adolescentes e jovens na população, grupo historicamente mais exposto à violência letal;
Políticas de controle de armas;
As tréguas entre facções criminosas também podem impactar nesses dados, aponta o fórum.
"Embora as políticas públicas de segurança tenham papel relevante na redução dos homicídios, outro fator que tem influenciado variações nas taxas de violência letal diz respeito às dinâmicas entre organizações criminosas. Conflitos e tréguas entre facções podem desencadear aumentos ou quedas abruptas nos índices de violência", afirma o documento.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #SCTemMenorTaxaDeMortesViolênlentas