O presidente da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi, disse que o Brasil não deve negociar uma redução da tarifa de importação de etanol - o que beneficiaria o produto americano - em contrapartida a um aumento da cota que os Estados Unidos concede para importar açúcar sem tarifa. O Brasil busca retomar o sistema de cotas para exportação de aço e alumínio, que foi suspenso em março, enquanto enfrenta tarifas de 25% impostas pelos EUA.
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (31) que vai reduzir o preço do diesel nas distribuidoras em R$ 0,17 por litro a partir desta terça (1º). Com a redução, segundo a companhia, o preço médio do diesel A nas distribuidoras passará a ser de R$ 3,55 por litro – uma queda de 4,78%. "Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 3,05 /litro, uma redução de R$ 0,15 a cada litro de diesel B", informou a companhia.
Ainda segundo a Petrobras, desde dezembro de 2022, o preço do diesel caiu 20,9% nas distribuidoras, ou R$ 0,94 por litro. Contudo, a redução anunciada nesta segunda-feira (31), ainda não reverteu completamente o aumento de R$ 0,22 por litro implementado em janeiro.
O preço do diesel vendido nos postos é composto por:
valor de venda do combustível fóssil pela Petrobras às distribuidoras
impostos federais (PIS e Cofins)
imposto estadual (ICMS)
preço do biodiesel, que é adicionado na proporção de 14%
margens de distribuição e revenda
Segundo dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o diesel vendido pela Petrobras estava acima da paridade internacional em R$ 0,08 por litro nesta segunda-feira (31).
Como a grande maioria dos produtos no Brasil é transportada por caminhões, a redução no valor do diesel pode ter efeito indireto na inflação -- que é uma preocupação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo especialistas, a parcela do diesel varia de acordo com o valor agregado de cada produto. Ou seja, o impacto do combustível nos alimentos é maior que em eletrodomésticos, eletrônicos e carros, por exemplo.
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