14/01/2021 às 18h16min - Atualizada em 14/01/2021 às 18h16min
Prefeitos dizem que Pazuello anunciou para a próxima quarta início da vacinação em todo o país.
https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/14/apos - reuniao
https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/14/apos-reuniao-prefeitos-dizem-que-pazuello-marcou-inicio-da-vacinacao-em-todo-o-pais-para-o-dia-20-de-janeiro.ghtml
REPRODUÇÃO Prefeitos dizem que Pazuello anunciou para a próxima quarta início da vacinação em todo o país. Ministro da Saúde teve encontro com mais de 130 prefeitos. Data depende de aprovação da Anvisa do uso emergencial das vacinas do Instituto Butantan e da Astrazeneca!
Após uma reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14), prefeitos disseram que, de acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a vacinação contra a Covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20) da semana que vem. A data depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17).
O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizete, ex-prefeito de Campinas, afirmou que eventual atraso no voo que vai buscar doses de vacina na Índia pode alterar a data. Donizette explicou que cinco milhões de brasileiros serão vacinados neste primeiro momento, de acordo com a explicação dada pelo ministério. Desses, dois milhões receberão a primeira dose da vacina da farmacêutica Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. Outras três milhões de pessoas receberão duas doses da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantan.
Doses: a Frente Nacional dos Prefeitos disse ainda que, na reunião, Pazuello apresentou a seguinte previsão de quantas doses de vacina o país terá nos próximos meses. O valor é cumulativo, ou seja, a quantidade dos meses anteriores também é contabilizada nos seguintes: Janeiro: 8 milhões; Fevereiro: 30 milhões; Abril: 80 milhões Sobre os equipamento, Jonas Donizete também disse que a maioria das cidades tem quantidade suficiente de agulhas e seringas para iniciar a vacinação.