14/01/2021 às 16h16min - Atualizada em 14/01/2021 às 16h16min
O que fazer para sair da situação de endividamento?
https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/dinheiro/2020/06/5611386 - o
https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/dinheiro/2020/06/5611386-o-que-fazer-para-sair-da-situacao-de-endividamento.html
REPRODUÇÃO O ponto básico é parar de cavar o buraco. Isso mesmo: se você está no buraco, a primeira coisa que deve fazer é parar de cavar. Comumente as pessoas que se encontram em situação de endividamento, ficam mês a mês cavando ainda mais o buraco, ou seja, seguem se endividando, gastando mais do que ganham um mês após o outro. A meta é se organizar, reduzir despesas, cortar mesmo, substituir, renegociar e procurar gerar renda extra, de forma que seja possível fechar o mês empatado ou no positivo, para que comece a formar reserva e ter condição de negociar com os credores.
Um segundo ponto importante: reorganize o seu orçamento, para isso, tenha um orçamento. O próximo passo é você mudar pouco a pouco a sua mentalidade, seja positivo! Acredite e ‘faça por onde’ a situação mudar, ou seja, não basta acreditar, é necessário AGIR! É indispensável que você deixe de lado o pensamento negativo e procure as possibilidades, oportunidades que existem, converse com as pessoas que confia, leia, pesquise e corra atrás, digo isso porque muitas pessoas que se encontram numa situação difícil, agravam o cenário com pensamentos e pessoas negativas por perto, e com isso ficam paralisadas e muitas vezes até pioram a situação, chegam no trabalho para baixo, de mau humor, com a produtividade em queda e o desempenho cada vez menor, com isso o risco de perder o emprego, ter a renda caindo, o que pode desencadear num cenário ainda mais tenebroso. Outra coisa que pode te ajudar, é você ver se tem alguma coisa em casa que possa se desfazer, que não esteja usando no dia a dia e que podes vender, e se não quiser vender, doar também te fará bem e ajuda a “desentulhar” as coisas em casa.
Por fim, tenha clareza das suas dívidas. Muita gente imagina um valor e quando vai para a ponta do lápis, vê que a realidade é diferente. Na hora de começar a quitar as suas dívidas, elenque uma ordem e priorize pagar primeiro aquelas que têm juros mais altos ou que te deixam constrangidos, como pode ser o caso de empréstimos com algum amigo ou familiar. Veja matéria completa acessando o link:
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#OQueFazerParaSairDaSituaçãoDeEndividamento
https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/dinheiro/2020/06/5611386-o-que-fazer-para-sair-da-situacao-de-endividamento.html