MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
04/05/2024 às 18h02min - Atualizada em 04/05/2024 às 18h02min

Fim de semana com morte, estragos em mais de 30 cidades e inundações em SC

Defesa Civil divulgou balanço dos transtornos e dos volumes de chuva registrados até a manhã deste sábado (4)

Sabrina da Silva Quariniri / Don Carlos Leal
NSC TOTAL
Cidades de SC são castigadas por fortes chuvas. - Fotos: Defesa Civil / Divulgação
As chuvas no Sul do país provocaram morte e transtornos em mais de 30 cidades de Santa Catarina. Depois de atingir o Rio Grande do Sul, com cenário caótico com enchentes e mais de 50 mortos, o sistema de chuva favoreceu a ocorrência de temporais em SC, começando entre a tarde e a noite da última segunda-feira nas regiões do Litoral Sul e partes do Planalto Sul. No Grande Oeste, a chuva ficou mais intensa a partir de quinta (2), chegando acompanhada de raios, vento e granizo.

Subiu para 113 o número de mortos por causa dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta sexta-feira (10). Uma morte ainda está sendo investigada. Há 756 feridos e 146 desaparecidos. O número de pessoas fora de casa chegou a 406,7 mil. Há, no total, 69.617 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337.116 abrigadas nas casas de amigos ou parentes. O RS tem 435 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.

Mortes confirmadas: 113
Mortes sob investigação: 1
Feridos: 756
Desaparecidos: 146
Pessoas em abrigos: 69.617
Desalojados: 337.116
Municípios afetados: 435
Afetados: 1.916.070

Por conta das fortes chuvas, Santa Catarina teve diversas ocorrências relacionadas ao mau tempo, principalmente nas regiões mais próximas ao Rio Grande do Sul. Foram atendidos casos de alagamentos, inundações e enxurradas, além de fortes ventos e até um tornado, que atingiu o município de Passos Maia.

Segundo a Defesa Civil, até este sábado (4) um total de 33 cidades relataram ocorrências com a chuva. Quatro delas decretaram situação de emergência. As regiões Sul e Meio-Oeste foram as mais afetadas. “Em termos de danos humanos, foi registrado um óbito no município de Ipira, após ter o carro arrastado por uma enxurrada”, informou a Defesa Civil em nota.

Além disso, foram registrados 193 desalojados e 46 desabrigados. Entre os municípios mais impactados estão Praia Grande, com 60 desalojados; São Carlos, com 40 desabrigados; e Capinzal, com 19 desalojados. Em Caçador, uma rajada de vento causou a queda de pinheiros, que atingiram um veículo, deixando uma pessoa ferida.

Ainda conforme o órgão, entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste, uma forte tempestade gerou um tornado na tarde da última segunda-feira (29), o que destruiu um bosque de eucaliptos. Outras cidades, como Orleans e Içara, bem como a rodovia que liga Piratuba e Ipira, tiveram deslizamentos e erosões.

Nível dos rios
Conforme o monitoramento da Defesa Civil, as chuvas provocaram elevação no nível de rios em diversas bacias hidrográficas de Santa Catarina. Na região do Litoral Sul, o Rio Mampituba atingiu nível de emergência nos municípios de Praia Grande e São João do Sul. Já, na bacia do Rio Araranguá, rios menores causaram enxurradas.

“As chuvas ocorridas em toda a bacia hidrográfica do rio Uruguai, provocaram inundações na divisa com o Rio Grande do Sul, atingindo níveis de emergência nos municípios de Itapiranga, Águas de Chapecó, São Carlos e Palmitos. Com a diminuição das chuvas, o Rio Uruguai entrou em recessão durante a sexta-feira (3), mantendo essa tendência ao longo deste sábado (4). Também foram registradas enxurradas no Grande Oeste, como em Concórdia, na bacia do Rio Jacutinga, e Ponte Serrada, Capinzal, Ipira e Piratuba, na região da foz do Rio do Peixe”, informou em nota a Defesa Civil.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TempestadesEmSC

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp