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05/03/2024 às 10h49min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h03min

Qual o maior impacto da regulamentação dos aplicativos de transporte no Brasil?

Existe a possibilidade dos aplicativos de transporte saírem do Brasil se os motoristas tiverem os benefícios da CLT?

Laís Alegretti / Don Carlos Leal
BBC
Após meses de negociação e adiamentos, o governo Lula anunciou na segunda-feira (4/3) o envio ao Congresso de um PL com regras para o trabalho de motoristas de transporte. - Imagem: Reproduçãoodução
Quando os motoristas são considerados funcionários com base na CLT, as empresas de transporte precisam arcar com maiores custos operacionais. Isso inclui pagamento de salários, benefícios, férias, 13º salário e outros encargos trabalhistas. Para empresas que operam com margens apertadas, esses custos adicionais podem impactar significativamente sua viabilidade financeira. Muitos aplicativos de transporte operam com um modelo de negócios que se baseia na flexibilidade e independência dos motoristas. Eles argumentam que essa flexibilidade atrai mais motoristas e oferece maior disponibilidade de serviços aos usuários. Se os motoristas forem considerados funcionários, a dinâmica desse modelo pode ser afetada, o que pode levar as empresas a reconsiderar sua presença no país. A regulamentação em torno dos aplicativos de transporte varia de país para país. Alguns governos impõem regras mais rígidas, enquanto outros adotam uma abordagem mais flexível. Se os motoristas tiverem os benefícios da CLT, pode haver pressão para regulamentar ainda mais o setor, o que pode afetar a competitividade das empresas. As empresas de transporte podem buscar negociações com os motoristas e sindicatos para encontrar um equilíbrio entre benefícios e flexibilidade. Alguns aplicativos já estão implementando programas de benefícios para motoristas, mesmo sem a obrigatoriedade da CLT. Garantir os benefícios da CLT aos motoristas pode melhorar suas condições de trabalho e qualidade de vida. Por outro lado, a saída de aplicativos de transporte pode ter impactos econômicos, como a redução de empregos e serviços disponíveis para os usuários. 

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