28/01/2024 às 15h36min - Atualizada em 28/01/2024 às 15h36min
Santa Catarina tem alta de 910% nos casos de dengue
O Estado confirmou mais de 4 mil casos entre 1º e 23 de janeiro. Veja quais cidades de SC vão aplicar primeiro a vacina da dengue
Joana Caldas, Cristiano Gomes / Don Carlos Leal
G1
Santa Catarina anuncia medidas contra dengue, com aumento de casos em 2024. - Foto: Genilton Vieira / Fiocruz / Reprodução Santa Catarina iniciou 2024 com alta preocupante de 910% de casos de dengue entre 1º e 23 de janeiro, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pelo governo do estado em coletiva de imprensa no final da manhã desta quinta-feira (25). Ao todo, são 4.043 casos prováveis da doença, com uma morte confirmada em Joinville. A cidade, inclusive, é uma das 13 que vão receber inicialmente, do Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue. O imunizante será aplicado a partir de fevereiro em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Os municípios que receberão, primeiramente, a vacina estão todos no Norte do estado. São eles: Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde sobre a chegada das vacinas para depois divulgar como será a aplicação. De acordo com o ministério, o critério para a escolha dos municípios levou em conta que a região tenha mais de 100 mil habitantes e tenha tido alta transmissão da dengue em 2023 e 2024. além da predominância do sorotipo DENV-2 do vírus da doença.
A faixa etária de 10 a 14 foi escolhida pelo Ministério da Saúde por ser a que teve mais internações pela dengue, depois dos idosos. A vacina, porém, não foi liberada a pessoas com 60 anos ou mais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Deveremos estar recebendo nas próximas horas a nota técnica com quantidade de doses, quantas doses virão na primeira etapa, qual será o quantitativo da primeira etapa, porque não acredito que a gente vá receber todas as doses num único momento", disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, durante a coletiva nesta quinta. Além da morte em Joinville, outros dois óbitos estão em investigação, em Garopaba, no Sul, e Blumenau, no Vale do Itajaí.
Medidas
Além dos números e de informações sobre a vacina, o governo do estado anunciou medidas de combate à doença. Uma delas é aumentar a comunicação sobre a prevenção."No Detran, nós estamos acionando um entendimento com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, vamos leiloar 10 mil carros que estão há mais de 10 anos no depósito", disse o governador Jorginho Mello (PL).
O objetivo da ação é evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Em Santa Catarina, são mais de 5 mil focos do inseto, sendo que 154 municípios são considerados infestados por ele.
Prevenção
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou orientações para evitar a proliferação do mosquito: evite usar pratos nos vasos de plantas - se usá-los, coloque areia até a borda; guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;mantenha lixeiras tampadas; deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água; trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana; retire a água acumulada em lajes; dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados; mantenha fechada a tampa do vaso sanitário; evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue; denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde; caso apresente sintomas de dengue, febre de chikungunya ou vírus da zika, procure uma unidade de saúde para o atendimento
Sintomas
Segundo a Dive, os principais sintomas da dengue são: febre de 39°C a 40°C de início abrupto, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, dor nas articulações, dor no fundo dos olhos, manchas pelo corpo, perda de apetite
náusea e vômito. A recomendação da Dive é que quem apresentar os sintomas deve procurar um serviço de saúde.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #VacinaDaDengueEmSC