MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
26/11/2023 às 17h14min - Atualizada em 26/11/2023 às 17h14min

Dating Burnout: Entenda o fenômeno que acomete cada vez mais os solteiros de SC

Segundo pesquisa, 81% dos brasileiros passam mais tempo dando curtidas do que investindo em conversas

Diane Ziemann / Júlia Venâncio
NSC TOTAL
O termo Dating Burnout se popularizou após uma pesquisa realizada pelo aplicativo Happn. - Foto: Canva / Reprodução
Sair com uma pessoa e ela não ser nada daquilo que aparenta nas fotos do perfil é uma experiência comum para Julianna Castelo, de 26 anos, usuária de aplicativos de relacionamentos. A estudante de psicologia, que está solteira há um pouco mais de um ano, se sente cada vez mais frustrada e insegura ao ir em um encontro. 

— Muitos homens colocam que querem “algo sério /relacionamento sério” apenas para dar match com mais mulheres. Situações como sair com a pessoa e ela não ser nada daquilo que aparenta nas fotos do perfil são bem comuns nas minhas experiências,  principalmente sobre a altura. Muitos homens colocam no perfil uma altura diferente daquela que realmente possui — relata. 

Solteiro há seis anos, Pedro* (nome fictício) também é uma das pessoas que têm as expectativas frustradas ao usar os aplicativos de relacionamento. Ainda assim, acredita que pode encontrar alguém legal nos aplicativos. 

— É mais difícil criar uma conexão quando a pessoa é totalmente desconhecida, mesmo que haja interesse — relata. 

As experiências vividas por Julianna e Pedro* tem nome: Dating Burnout, uma condição emocional provocada pelo uso excessivo de aplicativos de relacionamento, com expectativas frustradas.

Segundo Eduarda Coser, psicóloga clínica, o fenômeno é muito parecido com o burnout relacionado ao trabalho. Entretanto, nos relacionamentos, ele está associado à frequência ou à intensidade das experiências de namoro. 

— As pessoas podem se sentir sobrecarregadas pelas pressões e demandas associadas à busca de um parceiro romântico. E isso pode incluir, por exemplo, a participação em aplicativos de namoros, encontros frequentes, a pressão para encontrar a pessoa certa e lidar com rejeições. 

De acordo com a especialista, os sintomas do Dating Burnout envolvem a falta de motivação, exaustão emocional, desencanto e até mesmo sentimento de desesperança em relação aos processos de namoro. 

— A percepção de que as pessoas hoje têm uma maior dificuldade em criar vínculos é uma observação muito comum e pode ser influenciada por vários fatores sociais e culturais, e tecnológicos também — comenta. 

Brasileiros passam mais tempo dando curtidas do que investindo em conversas
O termo Dating Burnout se popularizou após uma pesquisa realizada pelo aplicativo Happn. De acordo com os resultados, 81% dos usuários brasileiros passam mais tempo dando curtidas do que investindo em conversas. 

A pesquisa também mostrou que 71% afirmam sentir ansiedade ou medo de estar perdendo algo quando não estão conectados aos aplicativos, sensação conhecida como FOMO (do inglês, “Fear Of Missing Out”).

Além disso, 94,3% dos solteiros do Brasil declaram que está cada vez mais difícil estabelecer um diálogo mais significativo e profundo. 

Para a psicóloga, a exaustão emocional na busca do par perfeito pode estar relacionada com a tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia da população, além dos fatores culturais e sociais. 

— A gente pode perceber a tecnologia e as redes sociais interferindo diretamente nessa questão da vinculação. A cultura do individualismo, muitas vezes acaba tendo muita frustração, muitos traumas nos relacionamentos, o que acaba gerando uma sociedade com medo de criar novos relacionamentos do zero — diz a psicóloga.  

A saída, segundo Eduarda, é buscar cada vez mais o autoconhecimento e criar limites saudáveis na hora de buscar um relacionamento. 

— Às vezes, vale considerar uma pausa em meio a tantos encontros, em meio a tantas buscas. E o mais importante é, quando você percebe que, de fato, está se afogando nesse sentimento e está ultrapassando todos os limites do que pode suportar, buscar apoio de um profissional.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #Dating Burnout

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp