MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
30/10/2023 às 08h29min - Atualizada em 30/10/2023 às 08h29min

Extremo-Oeste catarinense sofre com novas enchentes e estragos no final de semana

Os maiores volumes, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira (215.8mm), Itaiópolis (187.2mm) e Witmarsum (186.1mm)

Fernanda Mueller
NSC TOTAL
Mafra registrou diversos pontos de alagamentos. - Fotos: Silas Júnior / Reprodução
A chuva deste fim de semana foi acima do esperado, principalmente no Extremo-Oeste e Planalto Norte, de acordo com os técnicos da Defesa Civil. Os temporais causaram novas enchentes, deslizamentos em ao menos seis cidades, e bloquearam rodovias. O Estado segue em alerta com a previsão de mais chuva nesta semana.

Os maiores volumes, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira (215.8mm), Itaiópolis (187.2mm) e Witmarsum (186.1mm). Em Mafra, no Norte de Santa Catarina, os alagamentos deixaram ao menos 90 pessoas desalojadas. Até a manhã desta segunda-feira (30), já foram registrados mais de cinco pontos de alagamentos nos bairros Campo da Lança, Vila Argentina e Autódromo.

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, registrou neste domingo (29) a segunda enchente de outubro, após o nível do Rio Itajaí-Açu chegar a 7,75 metros no sensor instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Jardim América e Cantagalo.

Blumenau enfrenta desde o início da tarde deste domingo (29) a quarta enchente em pleno mês de outubro. Na madrugada de sábado para domingo, um abrigo chegou a ser aberto, na Rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte, que é historicamente o primeiro a receber moradores — por ficar na área mais baixa de Blumenau.

No final da tarde deste domingo (29), o governador Jorginho Mello foi à sede da Defesa Civil estadual de SC, em Florianópolis, onde avaliou as informações mais atualizadas sobre as chuvas no Estado.

— Recomendamos que todas as pessoas que moram perto de encostas, em áreas de risco, fiquem atentas, porque podem ocorrer deslizamentos de terra. Precisamos mais uma vez sair na frente, avisando os catarinenses sobre os riscos e condições do tempo. A nossa Defesa Civil está vigilante, acompanhando a situação no Estado e precisamos que todos façam a sua parte — disse o governador.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Fabiano de Souza, reforçou que o momento é de precaução: — São volumes de chuva que tem surpreendido. As próximas chuvas podem trazer um grande risco de deslizamentos porque o solo ainda está prejudicado por conta das últimas chuvas — disse.

Semana segue com alerta para temporaisApós o episódio de chuva intensa e volumosa registrada no estado nos últimos dias, as projeções indicam um novo período com tempo instável. No decorrer desta segunda-feira (30), a chuva com condição para temporais isolados já deve atingir todas as regiões.

A instabilidade persiste ao longo da terça-feira (31), com condições para chuva fraca e intercalada com períodos de melhoria. Nesse período, os acumulados previstos variam de 50 a 80 milímetros no Grande Oeste, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Planalto Norte, de 40 a 60 milímetros no Planalto Sul e de 35 a 50 milímetros nas demais regiões, incluindo Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, com pontuais mais altos.

Na quarta-feira (1º), a nebulosidade deve se fazer presente em todo o Estado, com a ocorrência de chuva fraca em áreas do leste. Na Grande Oeste, o tempo apresenta períodos de melhoria com sol, mas a partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.

#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #SCRegistraNovasEnchentes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp