09/10/2023 às 06h39min - Atualizada em 09/10/2023 às 06h39min
Rio do Oeste - SC pede socorro, após ficar embaixo d’água
Município catarinense prepara pedido por ajuda humanitária
Kássia Salles
NSC TOTAL
Centro da cidade completamente tomado pelas águas. - Foto: Nando Borges / Arquivo Pessoal / Reprodução Imagens impressionantes mostram a situação em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, atingida pela enchente do Rio Itajaí do Oeste. Neste domingo (8), quando as imagens foram feitas, o rio atingiu 9,31 metros, por volta das 19h30min. Segundo o chefe da Defesa Civil do município, Josnei Moser, o Centro da cidade foi quase todo tomado pela água. Neste domingo, choveu 76 milímetros — o que equivale a 76 litros de água por metro quadrado.
Ainda conforme Josnei, nesta segunda-feira (9), a prefeitura deve formalizar um pedido por ajuda humanitária. Isso porque, com o Centro atingido, os mercados também foram afetados e pode haver um desabastecimento com insumos básicos. Apesar de comerciantes terem se juntado para tentar salvar algumas mercadorias, segundo Josnei, não é suficiente.
— Estamos praticamente isolados, a cidade só tem um acesso, pela BR-470. A situação é bem complicada.
Apesar disso, segundo ele, a situação está controlada, já que, na segunda, a previsão é de sol. Sem chuva, a expectativa é que o nível do rio baixe. Mesmo assim, a recuperação da cidade ainda pode levar cerca de duas semanas.
— Somos normalmente a primeira cidade a inundar e a última que a água baixa.
Atualmente, há dois abrigos abertos na cidade, com mais de 180 pessoas desalojadas.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #RioDoOestePedeSocorro