MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
14/06/2023 às 07h23min - Atualizada em 14/06/2023 às 07h23min

Ciclone extratropical causa chuva volumosa e risco de enxurradas em SC, diz Defesa Civil

Temperaturas ficam abaixo de 15°C em praticamente todo o Estado na quarta-feira

Cairê Antunes
NSC TOTAL
Santa Catarina está em alerta para a previsão de grande volume de chuva devido a um ciclone extratropical desde a terça-feira (13) - Foto: Tiago Ghizoni / Arquivo DC / Reprodução
Santa Catarina está em alerta para a previsão de grande volume de chuva devido a um ciclone extratropical desde a terça-feira (13). As informações são da Defesa Civil, que prevê elevações nos níveis dos rios, com risco de inundações pontuais e enxurradas. As regiões com mais chance de enxurradas são Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Ainda segundo a Defesa Civil, são esperadas elevações próximas ao nível de atenção na quinta (15) na bacia do Rio Negro, no Planalto Norte. Já no rio Canoinhas o nível é de alerta para inundação, principalmente na sexta.

Nas bacias dos Rios Itapocu e Cubatão do Norte, no Litoral Norte, os níveis mais elevados devem ser registrados entre quinta e sexta. No Médio Vale, a bacia do Rio Itajaí pode atingir o nível máximo ao longo da sexta. Já no Alto Vale, os rios devem apresentar elevação, atingindo níveis de atenção.

Nas bacias do litoral catarinense, a Defesa Civil mantém atenção para inundações e enxurradas em rios menores, como córregos e riachos. A equipe de monitoramento do órgão acompanha as situações no Estado.

Na quarta-feira (13), as chuvas podem acontecer acompanhadas de trovoadas e com relativas chances de granizos, além do risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, por conta da chuva acumulada e repetitiva nos últimos dias (confira abaixo as temperaturas por região).

A sensação ainda é de frio considerável na maior parte do dia, com temperaturas abaixo de 15°C em praticamente todo o Estado, devido a atuação de uma massa de ar polar no sul do Brasil. Em caso de emergência é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, com o Corpo de Bombeiros pelo 193 e com a Polícia Militar pelo 190.

Veja a previsão do tempo por região
Litoral Norte: encoberto com chuva e temperatura mínima de 12°C e máxima de 18°C; Planalto Norte: também encoberto com chuva, e mínima de 6°C e máxima de 12°C; Grande Florianópolis (litorânea): encoberto com chuva e mínima de 12°C e máxima de 16°C; Grande Florianópolis (serrana): encoberto com chuva e mínima de 7°C e máxima de 11°C; Vale do Itajaí: encoberto e com chuva; mínima de 8°C e máxima de 12°C; Litoral Sul:  encoberto com chuva e mínima de 9°C e máxima 15°C; Planalto Sul: encoberto e com chuva; mínima de 3°C e máxima de 10°C; Meio-Oeste:  encoberto com chuva e mínima de 5°C e máxima de 9°C; Oeste: encoberto com chuva e mínima de 6°C e máxima de 10°C; Extremo-Oeste: também encoberto com chuva e mínima de 6°C e máxima de 11°C.

Confira cuidados com o frio e com a chuva
Atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua; Abrigue animais domésticos nas noites mais frias; Procure se agasalhar bem e beber bastante água; Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos; Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Joinville tem alerta para inundações e deslizamentos até a próxima sexta-feira

Confira dicas do Corpo de Bombeiros para a segurança em dias chuvosos
Tenha em mente que sempre ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso ventilar o ambiente, para a renovação do ar e ainda por motivo de risco de morte, que nestes casos pode ser por asfixia, em razão do consumo de oxigênio no local, ou intoxicação com monóxido de carbono; Verifique se a instalação do equipamento está em local seguro da residência, distante de cortinas, estofados, móveis, e demais materiais inflamáveis e não coloque nada, nenhum material combustível, sobre os aquecedores, já que em caso de incêndio eles propagarão as chamas rapidamente; Mantenha crianças e idosos em uma distância segura de lareiras ou fogões a lenha, bem como fique atento com a utilização de aquecedores; Os aparelhos aquecedores elétricos devem ser certificados pelo Inmetro e antes de ligá-los, verifique a voltagem e se não existe a necessidade de manutenção ou limpeza; As lareiras devem ter tela metálica, com malha entre 2 e 5 mm de espessura para evitar que as fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima e não esqueça de utilizar material próprio, sem colocar lenha em excesso. Nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto. Preferencialmente utilize um anteparo não combustível na frente de fogões e lareiras; Nas lareiras que utilizam combustível líquido, popularmente chamadas de lareiras ecológicas, muito cuidado com as recomendações dos fabricantes. E nunca manuseie a lareira ecológica com o equipamento quente, uma vez que essa situação pode ocasionar uma explosão – já que o líquido combustível com o calor geram uma nova chama. Isso já ocasionou incêndios e vítimas neste ano em Santa Catarina; Antes de acender lareiras e fogões a lenha, verifique a instalação das chaminés, se estão em perfeitas condições e em locais seguros.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CicloneSantaCatarina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp