MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
16/01/2023 às 00h01min - Atualizada em 16/01/2023 às 00h01min

Giordano Bruno: ele foi queimado em pela Santa Inquisição por discordar que a Terra era o centro do universo

Acompanhe a série diária para descobrir mais sobre os gênios ignorados que estavam certos o tempo todo

Stars Insider
ESTILO DE VIDA
Giordano Bruno pagou com a vida pela ousadia de desafiar a Igreja, discordado que a Terra era o centro do universo - Imagem: Reprodução
O padre, filósofo, místico, poeta, autor de peças de teatro, nascido Filippo Bruno em 1548 em Nola, no reino de Nápoles, pagava com a vida pela ousadia de ter desafiado a Igreja e discordado das ideias então vigentes, entre as quais a de que a Terra era o centro do universo. Em 17 de fevereiro de 1600, uma quinta-feira ensolarada, Roma presenciou um espetáculo dantesco. Centenas de pessoas lotaram o Campo dei Fiori (Campo das Flores), uma praça no centro da cidade, para assistir à morte na fogueira de Giordano Bruno, por ordem da Santa Inquisição.A influência de Giordano Bruno e sua participação nas artes ocultas pode até ofuscar suas crenças mais cientificamente sólidas, porém o filósofo e teórico do século XVI tinha ideias sobre a natureza do universo que estavam séculos à frente de seu tempo. E podem ter sido a causa de sua morte.

Bruno foi rápido em aceitar um modelo heliocêntrico do sistema solar e foi ainda mais longe. Ele alegou que o universo como um todo não tinha centro e era de fato um plano infinito. Isso e muitas outras crenças eram consideradas heresia nos anos 1500, o que levou a Igreja Católica a ordenar a execução de Bruno. Hoje, quase todos os astrônomos compartilham a crença de Giordano Bruno de que o universo é infinito.

A sentença havia sido proferida oito dias antes pelo papa Clemente 8 depois de sete anos de julgamento, durante os quais Bruno negou-se diversas vezes a renunciar às suas ideias e arrepender-se. Fez mais. Conta-se que, enquanto ardia na fogueira, ainda teve forças para virar o rosto a um crucifixo que alguém lhe havia mostrado. O lugar em que Bruno foi queimado pela Inquisição, em Roma, tem hoje uma estátua em sua homenagem.

#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #GiordanoBruno

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp