10/01/2023 às 11h34min - Atualizada em 10/01/2023 às 11h34min
Vândalos derrubam torre na linha de transmissão de Furnas
MME e Aneel instituíram um gabinete de crise para monitorar futuras ameaças e apurar se o ocorrido tem ligação com manifestações radicais
Mariana Andrade
METRÓPOLES
Fotografia colorida de uma linha de energia elétrica - Foto: Reprodução / Twitter Uma torre de linha de transmissão foi derrubada, na madrugada de segunda-feira (9), dentro do sistema de Furnas no Paraná. A torre conecta a usina hidrelétrica de Itaipu com a rede de energia nacional. O caso é investigado pela Eletrobras, companhia responsável pela distribuição. Em meio aos ataques em refinarias da Petrobras no domingo (8), o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu um gabinete de crise para monitorar futuras ameaças à segurança das instalações do setor elétrico. O gabinete será coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a agência, após a queda e inspeção no local, foram encontrados danos em outras três torres próximas.
Em nota, a Eletrobras disse que identificou o problema e apura as causas da ocorrência. Ainda segundo ela, a destruição da torre não interferiu na distribuição de energia. A assessoria da companhia disse que não pode confirmar a relação entre o “mal funcionamento” na torre de Furnas com um possível ataque político de manifestantes.
Porém, uma fonte anônima informou que um trator atingiu a base de sustentação da torre, localizada a cerca de 50 km de Foz do Iguaçu (PR). Ainda de acordo com ela, a estrutura teve os cabos de sustentação cortados.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TorreFurnasDerrubada