09/01/2023 às 10h00min - Atualizada em 09/01/2023 às 10h00min
John Snow: ele descobriu que a causa do surto de cólera era a água de Londres em 1854
Acompanhe a série diária para descobrir mais sobre os gênios ignorados que estavam certos o tempo todo
Stars Insider
ESTILO DE VIDA
Os argumentos de Snow foram rejeitados, até que evidências de contaminação nas fontes de água estudadas fossem eventualmente encontradas - Imagem: Divulgação O médico inglês John Snow estudou de quais fontes de água os pacientes com cólera estavam bebendo e descobriu que eles invariavelmente bebiam da mesma fonte. Infelizmente, tanto para Snow quanto para Londres, seus argumentos foram rejeitados em favor da sempre predominante teoria do miasma, até que evidências de contaminação nas fontes de água estudadas foram eventualmente encontradas.
No século 19, médicos estavam perplexos com a morte de milhões de pessoas em todo o mundo por causa de uma doença misteriosa. Era a cólera e ninguém sabia como evitá-la, até que um médico inglês, John Snow, começou a investigar o surto de 1854.
Naquela época, Londres estava em pleno vapor - coração do vasto império da rainha Vitória e, portanto, um centro de comércio internacional. Sua população estava crescendo rapidamente; havia aglomeração e miséria. "Era entre os pobres, com famílias que viviam, dormiam, cozinhavam, comiam e se asseavam juntas em um um único cômodo que a cólera se expandia", escreveu Snow.
Como muitos outros na época, ele ficou horrorizado com as condições em que muitos londrinos viviam, mas observou algo importante durante os surtos de cólera das décadas de 1840 e 1850.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #JohnSnow