A campanha #IncentivaSC arrecadou, no segundo semestre de 2020, R$3,1 milhões para 15 projetos de retomada econômica do estado, aprovados em leis de incentivo fiscal. Lançada pela Incentiv.me, startup de inovação tributária, com objetivo de ajudar iniciativas catarinenses voltadas para ações sociais, a campanha mobilizou empresas e pessoas para que os recursos públicos fossem revertidos mais rapidamente à sociedade, ajudando a reduzir os impactos da pandemia da covid-19.
Por meio da campanha foi possível redirecionar impostos como o ISS, IPTU e imposto de renda para projetos sociais. "O dinheiro do imposto de renda e até parte do ISS e do IPTU demoraria algum tempo até retornar à sociedade. Com esse mecanismo, o recurso é revertido em empregos e renda para as pessoas envolvidas com os projetos direta e indiretamente", explica o CEO da Incentiv.me, Douglas Nicolau. As iniciativas da Casa de Oração Missionários da Luz, de São José dos Campos (SP) e do Instituto Guga Kuerten, em Florianópolis (SC) foram algumas das beneficiadas pela campanha.
De acordo com a COO da Incentiv.me, Thais Nicolau, um dos desafios da onda filantrópica desencadeada pela pandemia é a transparência: não se sabe exatamente onde os recursos estão sendo investidos. "Uma das metas da #IncentivaSC é aprimorar a ferramenta Monitore. Assim, as 15 instituições apoiadas irão prestar contas do investimento recebido por meio da inserção de dados e indicadores na ferramenta. Toda a sociedade poderá acompanhar os resultados", comenta Thais. A campanha regional de retomada econômica contou com R$80,4 mil iniciais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
As empresas que destinaram recursos aos projetos da campanha também terão acesso gratuito à Monitore. Com ela, será possível mensurar o impacto social sobre o investimento de cada patrocínio em tempo real. "A transparência dos recursos investidos por meio da ferramenta Monitore também traz consigo um grande valor para a sociedade, pois incentiva a cultura da governança no setor público e privado brasileiro", reforça a COO da Incentiv.me.