MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
06/12/2022 às 20h35min - Atualizada em 06/12/2022 às 20h35min

Pedro Alfredo Ramos (Pedroca), prefeito de São João Batista - SC deixa reunião sobre chuvas desesperado

‘Estou pedindo socorro’. O governo federal homologou nesta terça-feira (6) a situação de calamidade pública no município

Redação / Florianópolis
ND+
Enchente em São João Batista deixou a cidade debaixo d’água - Foto: Cristiano Estrela / Secom / Reprodução
O prefeito Pedro Alfredo Ramos (Pedroca), de São João Batista, se exaltou e abandonou uma reunião realizada nesta segunda-feira (5) que tratava sobre os estragos provocados pelas chuvas em Santa Catarina. O encontro reuniu parlamentares, prefeitos e representantes do governo estadual. “Estou pedindo socorro”, desabafou o prefeito, após citar o encarecimento na contratação dos caminhões pipa e a paralisação do setor produtivo do município. “O que vou falar para as 40 mil pessoas me esperando, e os empresários?”.

O preço para contratar caminhão pipa disparou no município e as fábricas paralisaram, afirmou Ramos durante o encontro. “Tenho empresa com 1.200 funcionários, estou sentindo na pele”, concluiu. A equipe do prefeito informou que ele teve “um momento de desespero”, e que a prefeitura está focada em restabelecer os serviços e atender a população.

Calamidade públicaA enchente em São João Batista é considerada uma das piores na história do município, que está entre os cinco mais afetados pela chuva no Estado. A Defesa Civil municipal estima que 30 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelo fenômeno. Nesta segunda-feira (5), a prefeitura notificou que haviam desabrigados dormindo em colchões molhados.

Segundo a prefeitura de São João Batista, mais de duas mil pessoas tiveram de ser resgatadas e 10 mil se alojaram em casas de parentes ou conhecidos. Cerca de 50 pessoas permanecem alojadas nos dois abrigos institucionais ainda em funcionamento. Mais de 15 prédios públicos e 60 infraestruturas urbanas foram atingidas.

A reunião teve como objetivo discutir medidas paras contornar os problemas no Estado. O governador Carlos Moisés (Republicanos) afirmou que o governo de Santa Catarina receberá recursos federais, que devem começar a chegar para Santa Catarina ainda em dezembro. “O secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, assegurou que o governo federal dispõe de recursos para auxílio e reconstrução da infraestrutura dos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas das últimas semanas”, informa o governo estadual.

“O Ministério do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Defesa Civil nos garantiram que há recursos para a recuperação das áreas afetadas. O que nós salientamos é que os municípios também necessitam fazer a sua parte. A Defesa Civil está orientando, de mãos dadas com as prefeituras, para que possa ser realizado um levantamento de danos. Isso precisa chegar no sistema da Defesa Civil nacional. Nós desejamos que todo esse processo ocorra com a maior agilidade possível para resolver o problema do cidadão que está lá na ponta, necessitando do apoio do Estado e do Governo Federal”, afirmou o governador após o encontro.

Segundo o secretário nacional da Defesa Civil, já foi reconhecida, em nível federal, a situação de emergência em Santa Catarina por conta das chuvas. Esse decreto agiliza o processo de repasse de recursos. De acordo com Lucas, o governo federal dará prioridade aos pedidos de Santa Catarina em razão das grandes perdas ocorridas no Estado desde a última semana.

“Queremos começar a liberar os primeiros recursos a partir desta terça-feira (6). A documentação é simples. Nós temos recursos garantidos por este governo até o dia 31 de dezembro, o qual nós podemos empenhar. Porém, logicamente, de maneira republicana, o próximo governo também vai auxiliar Santa Catarina”, disse Lucas.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ChuvasEmSc

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp