Deslizamento na região da Serra - Imagens: Redes Sociais / Defesa Civil / Reprodução
Na noite desta segunda-feira (28), a prefeitura de Rio dos Cedros publicou a decisão do prefeito Jorge Stolf, decretando SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA devido eventos anormais da categoria COBRADE: 1.3.2.1.4 (Chuvas Intensas) - Decreto Nº 3.410, de 27 de novembro de 2022.
No momento da postagem, às 21:00, a medição do nível dos rios estava em 4,84 m, dentro da faixa de ATENÇÃO. No dia anterior as chuvas castigaram o Médio Vale do Itajaí, com nível chegando a atingir 7,29 m, provocando alagamentos nas principais vias de acesso e no centro da cidade e deslizamentos na região da Serra.
As chuvas deram uma trégua durante a madrugada de domingo, mas, conforme a previsão, voltaram com intensidade no fim da tarde. Segundo o sistema de monitoramento da Defesa Civil, o estado atual dos níveis dos rios é de Atenção, marcando 4,95 mm, com tendência de alta. Às 6:30 da manhã desta segunda, a medição estava em 6.23 m.
Outras informações apontavam que todas as vias no centro estão liberadas, mas no Rio Esperança, próximo da santinha, o acesso está interditado, sem previsão de passagem. O grupo de crise montado pela prefeitura pede que a população evite o deslocamento até a região da Serra. No Rio Bonito, a barragem marca -2,39 m no nível de acumulação. Já no Pinhal, a marca ultrapassa +0,06 m. A previsão é de chuvas volumosas até quarta, apontando 45 mm para terça-feira (29) e 80 mm para quarta-feira (30), o que provocou a manutenção da suspensão das aulas até o dia 30/11.
Segundo a secretaria de Saúde, o atendimento nas unidades será mantido normalmente. Em caso de necessidade, entrar em contato pelo (47) 3386-1050. Para emergência, acionar atendimento pelo 199 (Defesa Civil) ou 193(Bombeiros).