MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
12/11/2022 às 00h01min - Atualizada em 12/11/2022 às 00h01min

URGENTE: alegando ameaça, TI do Planalto apaga todos os dados dos computadores

A medida causa estranheza por ter sido adotada logo após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições

Rodrigo Rangel / Renato Orphão / Sarah Teófilo
METRÓPOLES
Palácio do Planalto com a bandeira do Brasil - Foto: Montagem / Reprodução
Uma mensagem enviada logo após o segundo turno das eleições a funcionários da área de informática do Palácio do Planalto diz que o sistema antivírus da rede da Presidência da República “detectou uma ameaça” e que, por isso, os computadores teriam que ser formatados – ou seja, teriam seu conteúdo todo apagado.

O aviso foi recebido com estranheza por alguns destinatários, especialmente por ter sido disparado dias depois da derrota eleitoral de Jair Bolsonaro. O motivo é óbvio: em razão da tal ameaça detectada, com a suposta necessidade de formatar os computadores, arquivos importantes poderiam ser deletados.

A mensagem dizia que a ameaça seria um malware que danifica arquivos e o sistema operacional dos computadores. Afirmava, ainda, que “em alguns casos” arquivos foram criptografados. De acordo com o texto disparado para os funcionários do setor de informática, a orientação era para formatar os equipamentos e, em seguida, reinstalar o sistema operacional padrão das máquinas.

As equipes foram convocadas a chegar mais cedo no dia 3 de novembro, na quinta-feira seguinte à eleição, para atuarem em uma força-tarefa destinada a “amenizar” a situação. O aviso dizia ainda que as outras áreas do Planalto já haviam sido informadas do problema.

O Gabinete de Segurança Institucional, indagado diretamente, respondeu que questionamentos sobre o assunto deveriam ser feitos à Secretaria-Geral da Presidência, à qual está subordinado o departamento de tecnologia do palácio.

A coluna perguntou, por exemplo, qual a extensão dos supostos danos, se arquivos foram realmente perdidos, se foi possível fazer backup nas máquinas e se computadores do gabinete presidencial foram afetados. Em nota enviada nesta sexta, a Presidência confirmou a “ameaça” em computadores, mas negou danos ao sistema. A resposta veio quase 20 horas depois de a coluna enviar ao Palácio do Planalto perguntas sobre o assunto.

#BoaTardeDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TiApagaDadosComputadoresPlanalto

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp