Agroglifos foram encontrados em plantação de trigo em Ipuaçu (SP) - Foto: Reprodução / Arquivo pessoal / Luiz Prestes Junior
Sérgio Girotto, de 62 anos, dono da propriedade onde um agroglifo apareceu há dois dias em Ipuaçu, no Oeste catarinense, disse nesta quinta-feira (6) que pretende desfazer o desenho em sua plantação de trigo em cerca de 10 dias. Segundo o dono das terras, esse é o tempo até as sementes estarem prontas para serem retiradas e colocadas em sacas.
Segundo Girotto, desde que o desenho misterioso surgiu na manhã dessa terça-feira (4), moradores da região e até alunos de escolas visitaram o espaço em excursão. Cerca de 1,5 mil visitantes estiveram no local, de acordo com o proprietário.
Apesar do tamanho do agroglifo, a produção do trigo não foi afetada, diz o proprietário. A área produz mais de 700 sacas (com 60 quilos cada), e o morador calcula perda de menos de 10 sacas. Segundo a reportagem, por causa do prejuízo pequeno, Girotto não pretende fazer boletim de ocorrência.
— Não foi um prejuízo elevado não, coisa normal. Só algumas partes onde amassou a colheitadeira não tem condições de juntar, mas, no meio, onde ficou de pé, se colhe normalmente — conta.