MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
09/06/2022 às 18h00min - Atualizada em 09/06/2022 às 18h00min

Desaparecimento do jornalista inglês na Amazônia é manchete internacional

Um dos suspeitos pelo sumiço de Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira foi preso, mas o mistério continua

Camilla Germano
CORREIO BRAZILIENSE
Crédito: Carlos Vieira
O paradeiro do indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, ainda segue sem respostas. Eles desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, distante 1.135km de Manaus, no domingo (5).

Na terça-feira (7), um dos suspeitos de envolvimento com o desaparecimento dos dois foi preso, no entanto, agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), da Marinha e do Exército continuam agindo para tentar localizá-los. O caso tem atraído repercussão no Brasil e no exterior, com muitas cobranças por respostas nas redes sociais.

Uma das vozes da campanha #OndeestãoBrunoeDom é o correspondente do jornal The Guardian, Tom Phillips. O jornalista tem usado o Twitter para compartilhar informações sobre o caso. Tom compartilhou vídeos de personalidades brasileiras falando sobre o desaparecimento dos profissionais, entre eles o comentarista Walter Casagrande, a cantora Gabby Amarantos e Drauzio Varella. ''The great Drauzio Varella adds his voices to growing calls for more to be done to find Bruno and Dom'' — Tom Phillips (@tomphillipsin) June 8, 2022. ''Brazil’s @wcasagrandejr adds his voice to calls for more action from authorities to find Bruno and Dom'' — Tom Phillips (@tomphillipsin) June 7, 2022

O jornalista também compartilhou a capa desta quarta-feira (8/6) do Correio Braziliense, e na legenda escreveu: "O mundo está assistindo”. ''The world is watching’: Brasilia’s top paper today — Tom Phillips (@tomphillipsin) June 8, 2022.

O correspondente revelou ainda que está a caminho da Amazônia para ajudar nas buscas. ''Brazil’s @wcasagrandejr adds his voice to calls for more action from authorities to find Bruno and Dom — Tom Phillips (@tomphillipsin) June 7, 2022.

A diretora do escritório brasileiro da ONG Human Rights Watch, Maria Laura Canineu, clamou para que o governo intensifique as buscas por Dom e Bruno. "O fato de as autoridades terem demorado mais de dois dias após o desaparecimento para autorizar as buscas aéreas é uma indicação de que o governo Bolsonaro não tem levado o caso com a devida seriedade", declarou ela em nota obtida pelo Correio.

Ela complementou o texto afirmando que "a resposta claramente insuficiente do governo brasileiro tem causado grande angústia para as famílias e entes queridos de Dom e Bruno, e também para todas as pessoas engajadas em esforços para expor e enfrentar a violência e a destruição ambiental que assolam a Amazônia", afirma.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Alessandra Sampaio, esposa do jornalista inglês desaparecido, Dom Phillips também pediu que as autoridades brasileiras intensifiquem as buscas para encontrar o jornalista e o indigenista. A gente ainda tem um pouquinho de esperança de encontrar eles. Mesmo que eu não encontre o amor da minha vida vivo… eles têm que ser encontrados, por favor. Intensifiquem essas buscas", falou Alessandra.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCeros
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#SumiçoJornalistaInglêsAmazônia

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp