06/01/2022 às 14h47min - Atualizada em 06/01/2022 às 14h47min
Passagem do tornado em Timbó - SC teve ventos acima dos 130 km/h
Segundo a Defesa Civil a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, o calor sazonal e a umidade foram responsáveis
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/01/06/tornado-sc-defesa-civil.htm
A prefeitura de Timbó informou que registrou alagamentos em vários pontos da cidade Imagem: Divulgação/Prefeitura de Timbó As fortes rajadas de vento que assolaram Timbó (SC), no Vale do Itajaí, entre a tarde e a noite de ontem, foram ocasionadas por um tornado, informou hoje a Defesa Civil do Estado. Os ventos registrados na região superaram os 130km/h. Segundo nota técnica da Diretoria de Gestão de Risco, publicada pela Defesa Civil, "a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades".
"Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí", diz o documento.
Fábio Melere, coordenador da Defesa Civil, informou que o bairro Fritz Lorenz (Industrial) foi um dos mais atingidos com o temporal. Além de quedas de árvores, foram registrados também destelhamentos e alagamentos em vários pontos da cidade. No entanto, a prefeitura informou que não houve nenhum caso de pessoas desabrigadas.
Na manhã de hoje, equipes da Secretaria de Obras de Timbó foram até os locais afetados para realizar limpeza das vias. O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e a Defesa Civil de Santa Catarina também estão auxiliando na retomada.
Recomendações:
Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Defesa Civil: (47) 99954-4686
Corpo de Bombeiros: 193
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#TornadoEmTimbó