Reabertura do turismo internacional dá fôlego à operadoras brasileiras – Aeroporto Ezeiza – Buenos Aires – Foto: Jefferson Severino A reabertura do turismo internacional é gradativa e segue lentamente. A maioria é de mentirinha, pois ainda apresentam inúmeras restrições a exemplo da Argentina, que mesmo os turistas tendo sido vacinados, ainda exigem absurdamente o teste PCR. Nem noção mesmo. Além disso, outros destinos abrem e fecham suas fronteiras aos sabores dos ventos. Segundo a associação de operadores, atualmente, cerca de 42 países estão com restrições leves para receber brasileiros. Assim sendo, a evolução desse indicador, mesmo que a passos lentos, têm trazido um pouco de mais fôlego para a recuperação do Turismo Internacional, que também depende de diversos outros fatores.
Entretanto, o turismo pelo Brasil segue em alta e a Região Nordeste segue como a mais procurada, seguida do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Os destinos mais vendidos em agosto foram Fortaleza, Salvador, Natal, Gramado e São Paulo. São Luís, Maragogi e Rio de Janeiro despontam no ranking das vendas de agosto, como destinos com aumento expressivo de vendas.
Portanto, com o objetivo de gerar inteligência de mercado e subsidiar tomadores de decisão, o Boletim Mensal Braztoa de agosto apurou quais são, de fato, os principais desafios para a retomada das vendas de viagens internacionais. As restrições de circulação entre países, a retomada da malha aérea e os valores dos bilhetes aéreos estão no topo dos desafios enfrentados pelo setor. Certamente o valor e a variação cambial, além do surgimento de novas variantes da COVID-19 aparecem em seguida na lista que ainda traz como destaque a instabilidade política do Brasil e os tipos de vacina aceitos pelo mundo. Em minha modesta opinião, ainda não é hora de levantar voo para o exterior, o valor do dólar/euro não nos é nada favorável, muito pelo contrário.
VIAJAR PARA ARGENTINA?
Pense bem, eles querem receber nós,os brasileiros? A partir de 1º de novembro, a entrada de todos os estrangeiros será autorizada. Entretanto, será solicitado para entrar no país: – Calendário de vacinação completo, com data da última aplicação pelo menos 14 dias antes da chegada ao país; Teste PCR negativo nas 72 horas anteriores ao envio, ou antígeno no ponto de entrada até definido pela autoridade sanitária; Teste de PCR no dia 5 ao 7 de chegada até definido pela autoridade de saúde; Aquelas pessoas que não apresentarem esquema vacinal completo, incluindo menores, devem realizar quarentena, teste de antígeno na admissão e teste de PCR no 7º dia. No momento de atingir 50% da população completamente vacinada, o teste de antígeno não será mais realizado na admissão (exceto para aqueles não vacinados) e PCR nos dias 5-7 e a cota pode ser levantada. Dessa forma, o impacto do aumento de internações e óbitos é minimizado.
O BRASIL É A BOLA DA VEZ
As viagens pelo Brasil estão tão, mas tão em alta, que a CVC Corp anunciou que as reservas confirmadas no Brasil em agosto para destinos domésticos equivale a 91% do montante registrado no mesmo mês de 2019 (julho era 86%, em junho 77% e em maio 61%). Todavia, as reservas confirmadas de viagens internacionais, por sua vez, reagem ainda em ritmo mais lento. Segundo a empresa, esse cenário materializa-se, no acelerado aumento em reservas para embarques nos próximos meses e na programação de viagens com mais antecipação, refletido, ainda, no gradual aumento do tempo médio entre a compra e o embarque, vislumbrando-se o retorno para padrões usuais do setor”, informou a empresa.
TURISMO, BEM ESTAR & MUITO LAZER
É inegável que, mesmo depois que a pandemia acabar, o turismo vai mudar bastante, tanto nas viagens de trabalho como de lazer. O setor como conhecíamos não existe mais e precisa se reinventar para uma retomada bem-sucedida, com cuidados extras sempre presentes. Viajar é uma necessidade humana. Sair de casa, conhecer outros lugares e culturas é uma das melhores atividades de lazer e entretenimento do ser humano. Mas, mais do que isso: viajar pode ser uma questão de saúde, tanto mental como física. Para se ter uma ideia do impacto potencial, os viajantes em busca destinos focados em sua saúde e bem-estar gastam, em média, 178% a mais em viagens domésticas e 53% naquelas internacionais, segundo dados do Global Wellness Institute (GWI).
Dessa forma, o chamado wellness tourism (turismo de bem-estar) vem ganhando muito mais espaço no mercado. Ainda de acordo com o GWI, entre 2015 e 2018, ou seja, antes mesmo da pandemia, o setor já vinha crescendo 6,5% a cada ano, aumentando seu lucro de US$ 563 bilhões para US$ 639 bi. Agora, a expectativa é que este tipo de turismo ganhe ainda mais força agora na retomada do setor. A razão pela expectativa de crescimento é a tendência do aumento do número de viajantes com o objetivo de encontrar o bem-estar não apenas físico, mas também emocional, depois de um período desafiador como a pandemia.
Ou seja, roteiros que conseguem unir o contato com a natureza a cuidados especiais passam a ganhar força neste novo momento. Em um contexto pós-pandêmico, em que foi preciso se isolar dentro de casa, pensar em viagens que priorizem e promovam a saúde e bem-estar pode ser a peça-chave para alavancar o setor – e no Brasil essa tendência pode ser ainda mais promissora! Dessa forma, nosso país possui uma variedade impressionante e indiscutível de destinos ideais para a promoção do bem-estar. Hoje, hotéis e pousadas destas e de outras regiões do país têm investido cada vez mais na experiência do hóspede, com atrativos que vão muito além de boas acomodações. Estabelecimentos que oferecem serviços como spas, massagens, aulas e diferentes tipos de terapias para seus hóspedes, além de alimentação saudável, ar puro, exercícios ao ar livre e práticas mentais certamente saem na frente neste momento de retomada. E, assim como em todas as áreas da gestão hoteleira, investir em planejamento e mão de obra capacitada é a chave do sucesso dessa estratégia.
Para além de oferecer os serviços, hotéis e pousadas que querem proporcionar experiências exclusivas para seus hóspedes precisam dar atenção à logística para que tudo saia conforme o planejado. Manejar o quadro de profissionais disponíveis, controlar a compra de insumos necessários, cuidar do seu fluxo de caixa e agenda é apenas o começo dos pontos que merecem atenção, e a tecnologia é a ferramenta fundamental para apoiar esse cenário. Além de um sistema de gestão específico para o setor hoteleiro, é preciso sair da superfície e explorar de fato tudo que a tecnologia tem a oferecer para o negócio.
Mais do que automatizar processos e centralizar informações, é hora de priorizar a experiência do hóspede e entender como as ferramentas tecnológicas podem apoiar o atendimento ao consumidor da Era Digital, que quer resolver tudo em poucos cliques e sem a necessidade de um intermediário. Por isso, mobilidade, agilidade e praticidade são palavras de ordem para atender um hóspede que quer fugir de dores de cabeça e, pelo contrário, quer planejar uma viagem para relaxar. É importante lembrar que a tecnologia não funciona sozinha. Ela precisa de pessoas para cumprir seu propósito de analisar os dados de maneira inteligente, atribuindo ideias, insights e valor para boas tomadas de decisão. Com a experiência do cliente no centro do negócio, o hoteleiro poderá se reinventar e focar seus esforços em promover experiências inesquecíveis para os viajantes que buscam dias de descanso, saúde e bem-estar.
Com o objetivo de integrar, fomentar e incentivar o Turismo, a Organização Mundial do Turismo (OMT) realiza anualmente atividades em alusão ao Dia Mundial do Turismo. E é neste contexto que a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – Seccional Ceará (ABBTUR-CE), entidade que representa os profissionais de Turismo no Estado, realiza, nos dias 27 e 28 de setembro de 2021, encontro virtual que reunirá profissionais de Turismo, Trade Turístico local e população em geral. Na programação, que contará com a participação de personalidades locais, nacionais e internacionais, debates sobre inclusão e os desafios do Turismo no cenário pós-pandemia.
Na programação realizada pela ABBTUR-CE, que contará com a participação de estudantes, Turismólogos, professores, gestores públicos, empresários, Trade Turístico do Ceará e público em geral, estão previstas salas virtuais que abordarão temas como “O Turismo em tempo de pandemia”, “Marketing de relacionamento”, “Novas Oportunidade de Trabalho no Turismo durante e pós-pandemia”, além de apresentação de Cases de Sucesso e palestras sobre novas ferramentas tecnológicas para o Turismo. Haverá ainda City Tour Virtual e uma homenagem às personalidades importantes para o Turismo no Ceará, com entrega do Troféu Patativa,
Dentre os destaques da programação estão as participações da portuguesa Apolónia Rodrigues, licenciada em Gestão e Planejamento em Turismo pela Universidade de Aveiro (Portugal), defensora da causa animal e com especial carinho pelos “pequenos felinos”, dedicada aos desafios na criação de destinos e tendências futuras do turismo sustentável; de Cláudio Ricardo Gomes de Lima, Secretário Executivo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor); de Susana de Araújo Gastal, professora titular da Universidade de Caxias do Sul, com Pós-Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (Portugal), com projetos de pesquisa em Cultura e Turismo na Pós-Modernidade.
O encontro virtual também contará com a participação do administrador, jornalista e Mestrando na Universidade de Lisboa (Portugal), Pedro Henrique Alcino, CEO Vyse Brasil, que já ocupou diversos cargos na gestão pública e tem experiência de 15 anos no sistema de transporte público. Além dele, Laurindaluisa Soares de Macedo, CEO e Co-Founder da Turistech Turisnato, um negócio de impacto social para empoderar artesãos, artistas plásticos, guias de turismo e condutores de experiências turísticas a venderem pela internet; Marta Poggi, palestrante, consultora, criadora de conteúdos técnicos de Turismo, sócia da Strategia Consultoria.
Ainda na programação, a contribuição de Mário Augusto Ribas do Nascimento, presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM); e de Jussara Botelho, CEO da Sisterwave Comunidade da Mulher que Viaja, startup brasileira que inaugurou a presença no Brasil como campeã da III Competição Global de Startups de Turismo realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na categoria do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5): Equidade de Gênero. O Dia Mundial do Turismo é comemorado anualmente pela OMT, entidade maior do setor.
TURISMO INCLUSIVO
Viajar, conhecer culinárias diferentes e desfrutar de novas culturas é um desejo inerente da maioria dos seres humanos. Independente de condições físicas ou mentais, a acessibilidade deve ser pautada dentro do trade para contemplar diferentes públicos. Por essa razão, nesta última terça-feira (21), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou a campanha “Turismo Inclusivo: Abrace as diferenças” para enfatizar a necessidade do país em adaptar os seus destinos para que todos possam ter acesso às atividades do setor. O lançamento também dialoga com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data da ação proposta pela entidade.
“É inegável que o turismo faz o coração de muitas pessoas bater mais forte. Entretanto, infelizmente, às vezes é esquecido que diferentes pessoas gostam de desfrutar das belezas do nosso setor. Essa situação é comum, especialmente, para quem sofre com alguma deficiência. Nós, do segmento, somos movidos pelo povo e o que nos mantém vivos é o calor humano. Portanto, o objetivo da nossa campanha é fazer com que todos decolem nesse universo tão vasto sem limitações ou empecilhos”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. Sampaio também informa que, por meio da ação, a entidade busca conscientizar os empresários sobre a importância de adaptar os seus estabelecimentos para o recebimento de pessoas com deficiências – sejam elas psicológicas, fisiológicas ou anatômicas. Banheiros adaptáveis, informações em braile, rampas de acesso, elevadores e telefones para deficientes auditivos são algumas das medidas que podem ser implementadas nos negócios, por exemplo.
Todos os amantes do cicloturismo tem destino certo para este final de semana. Domingo (26) aconteceu a primeira edição do Desafio Cicloturismo BC, evento que reuniu ciclistas em uma rota que passa por pontos turísticos de Balneário Camboriú.
Os turistas que forem para a Serra Catarinense poderão se deliciar com o 5º Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que vai até 3 de outubro. Pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, peixe de água doce e rico em ômega 3, podem ser encontrados nos 14 estabelecimentos – restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias, além de pousadas e vinícolas – das cidades de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul, que participam da edição deste ano do Festival. A Fenatruta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra), que reúne mais de 70 associados. O Sebrae/SC é, novamente, correalizador do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici.
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