O cão foi abandonado por motorista de um veículo logo identificado pela Polícia Militar. – Foto: Divulgação
A semana foi marcada por vários casos envolvendo o mundo animal, em Içara, cidade da região carbonífera no sul do Estado. Começou com a discussão e aprovação de uma lei que cria um programa municipal de proteção animal, passou pelo flagrante de abandono de um cão e terminou neste sábado com uma feira de adoção de cães e gatos.
O fato que gerou revolta na população foi provocado pela motorista de um veículo que abandonou um cãozinho da raça chow-chow em uma via lateral ao principal acesso à Criciúma. Ela não imaginava que tudo estava sendo filmado captado por uma câmera de vídeo monitoramento. Imediatamente a polícia identificou o veículo e consequentemente a proprietária. Supostamente trata-se de uma servidora da prefeitura de Içara. Os desdobramentos do fato devem movimentar a próxima semana. A cena do abandono foi imediatamente compartilhada por vários amigos das instituições de amigos dos animais e viralizou nas redes sociais.
Já na terça-feira a Câmara de Vereadores de Içara aprovou por unanimidade o programa de proteção animal, que tem por objetivo o controle populacional de cães e gatos. Por intermédio da identificação, cadastramento e castração, a proposta é buscar a erradicação dos maus-tratos aos animais com a efetiva fiscalização e a respectiva penalidade para os atos.
Já no sábado (14) a ONG Amigo Bicho de Içara promoveu uma feira de adoção de cães e gatos. Animais que estão em lares temporários, com voluntários da organização, são colocados à disposição de interessados em adotá-los.