07/08/2021 às 15h44min - Atualizada em 07/08/2021 às 15h44min
Florianópolis - SC, recebe motociata de Bolsonaro
Segundo a 1ª Região da Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária (PMRv), participaram do passeio cerca de 24 mil motos
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/08/07/bolsonaro-faz-passeio-de-moto-em-florianopolis.ghtml
Bolsonaro na Beira-mar Continental, em Florianópolis, antes de discurso — Foto: Tiago Ghizoni/NSC O avião presidencial pousou na cidade perto das 10h. Por volta das 10h30, o presidente chegou para o passeio de moto. Menos de 10 minutos depois, foi dada a largada para o início do evento, que começou na Via Expressa Sul. Bolsonaro passou pelo Centro da cidade de moto por volta das 10h45. Em seguida, ele trafegou pela Avenida Beira-mar Norte e foi até a SC-401, no Norte da Ilha. Por volta das 11h20, ele parou e cumprimentou apoiadores. A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, também participou do passeio de moto. Menos de 10 minutos depois, ele seguiu viagem.
Perto das 12h, ele voltava pela Avenida Beira-mar Norte. Às 12h10, ele estava na Ponte Colombo Salles, que leva ao Continente. Ele parou na estrutura para falar com o público. Perto das 12h15, ele chegou à Beira-mar Continental. Ele desceu da moto e foi cumprimentado por apoiadores. No local, ele discursou, junto com outros políticos. Segundo a 1ª Região da Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária (PMRv), participaram do passeio cerca de 24 mil motos. A fala do presidente acabou perto de 13h. Aproximadamente às 13h20, ele deixava o local de carro. Ele partiu de avião do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das 14h30 com destino a Brasília.
Início
A concentração de centenas de participantes começou por volta das 7h, principalmente na Via Expressa Sul, sentido Centro. Houve aglomeração de pessoas, algumas delas sem uso da máscara de proteção. Antes de conduzir a moto, Bolsonaro foi transportado na caçamba de uma caminhonete, o que configura infração gravíssima, de acordo com o Código Nacional de Trânsito.
Este é o segundo dia seguido de Bolsonaro em Santa Catarina. Na sexta (6), ele cumpriu agenda em Joinville, no Norte do estado. Ele dormiu em uma estrutura do 62º Batalhão de Infantaria da cidade e tomou café com políticos antes da saída do comboio para o aeroporto, que ocorreu por volta das 8h40 deste sábado.
Protesto
No Centro da cidade, por volta das 10h, houve um protesto contra o presidente. Os manifestantes levaram faixa e megafone.
Atritos
Nos últimos dias, Bolsonaro passou a reiterar diariamente as críticas ao sistema eleitoral e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Joinville, o presidente voltou a insultar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso --desta vez com um palavrão. Barroso tem sido alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro, que vem ameaçando a realização de eleições do ano que vem.
Na quarta-feira (4), após ser incluído como investigado no inquérito das fake news, ele chegou a ameaçar agir fora da Constituição. Em resposta, o presidente do STF, Luiz Fux, anunciou na quinta-feira (5) o cancelamento da reunião que haveria entre os chefes dos três poderes.
Ao justificar a sua decisão, Fux afirmou que "o pressuposto do diálogo entre os poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes". Bolsonaro afirma que há fraude nos votos da urna eletrônica, mas já admitiu não ter provas. Os supostos indícios apontados por ele em uma live na semana passada foram desmentidos não só pelo TSE, mas por órgãos independentes.
Na segunda-feira, o TSE abriu um inquérito administrativo para apurar os ataques de Bolsonaro à legitimidade das eleições. O Tribunal também enviou um pedido ao STF para que apure a disseminação de fake news sobre as urnas eletrônicas.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#FlorianópolisSCRecebeMotociiataDeBolsonaro