MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
05/08/2021 às 21h17min - Atualizada em 05/08/2021 às 21h17min

Câmara dos Deputados aprovou por 286 votos a privatização dos Correios

A Câmara ainda vota emendas e destaques ao substitutivo e após a finalização dessas discussões, o texto será encaminhado ao Senado

https://www.istoedinheiro.com.br/camara-aprova-projeto-que-viabiliza-privatizacao-dos-correios/
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) por 286 votos a privatização dos Correios. O PL 591/21 quebra o monopólio dos Correios e autoriza o governo federal a transformar o serviço de postagens nacional em uma empresa de economia mista. Joia da coroa do programa de privatização do governo Jair Bolsonaro, a venda dos Correios é recheada de polêmicas. Com muitos funcionários na estatal (um desses gargalos que serão assumidos por quem ganhar o processo de disputa), o relator do projeto, Gil Cutrim (Republicanos/MA) incluiu no texto

São mais de 99.443 empregados, estatal com mais trabalhadores no País, e uma frota com 10 aeronaves terceirizadas, 781 veículos terceirizados e 23.422 veículos próprios, entre caminhões, furgões e motocicletas.

Na votação de hoje, 286 parlamentares votaram a favor do substitutivo de Gil Cutrim, enquanto 173 parlamentares optaram pela rejeição do projeto que quebra o monopólio dos Correios. A Câmara ainda vota emendas e destaques ao substitutivo e após a finalização dessas discussões, o texto será encaminhado ao Senado.

Uma das contrapartidas que estão previstas para quem ganhar o processo licitatório será a de garantir as entregas postais em todo o território nacional e evitar que regiões mais distantes fiquem sem a entrega de cartas e documentos. Muitas empresas privadas que atuam no mercado neste momento, sobretudo os grandes e-commerces que atuam no País, não dispõem de uma ampla rede de entregas, diferente da estatal brasileira.

Caso o projeto avance no Congresso, a expectativa do governo é colocar os Correios para disputa das empresas em março do ano que vem. Não se sabe, por exemplo, quanto vale toda a estrutura da estatal, o que deve ficar mais claro quando o BNDES entregar, ainda neste segundo semestre, uma auditoria com todo o arcabouço de finanças e gastos da empresa.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#CâmaraDosDeputadosAprovouPor286VotosAPrivatizaçãoDosCorreios

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp