MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
29/01/2021 às 06h30min - Atualizada em 29/01/2021 às 06h30min

Dia da Visibilidade trans: termos para entender melhor o tema.

Travesti, transexual, transgênero, cisgênero: quais as diferenças entre eles?

https://www.dci.com.br/dci - mais/dia
https://www.dci.com.br/dci-mais/dia-da-visibilidade-trans-7-termos-para-entender-melhor-o-tema/85293/
Don Carlos Leal
Dia 29 de janeiro é a data em que se comemora a visibilidade trans no Brasil. Neste dia, em 2004, foi a primeira vez na história do país, em que travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para falar aos parlamentares brasileiros sobre a realidade dessa população. Além disso, essa é a data de lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, do Programa Nacional de DST/Aids. Contudo, muita gente ainda se confunde com os termos e não entende bem o universo da população transgênero no Brasil. Por isso, o DCI preparou um texto explicativo com as principais dúvidas sobre a visibilidade trans.

Sexo biológico: esse é definido pelos genitais, sistema reprodutivo, cromossomos e hormônios, ou seja, a biologia humana. Podendo ser do sexo feminino ou masculino.

Identidade de gênero: a identidade de gênero é o gênero com o qual o indivíduo se reconhece, seja homem, mulher ou não-binário (que não se enquadra apenas como um gênero).  Na nossa sociedade, as pessoas costumam ser reconhecidas por seu sexo biológico, por exemplo, uma pessoa que nasce com um pênis é considerada homem e uma pessoa que nasce com uma vagina, mulher. E na maior parte das vezes a pessoa se identifica com o gênero correspondente ao seu sexo biológico. Por exemplo, uma pessoa nasce em um corpo do sexo masculino e também se entende como homem é considerada cisgênero. Mas quando o indivíduo não se reconhece em seu sexo biológico, ele é chamado de transgênero. Pois sua identidade de gênero não condiz com seu sexo de nascença.

Transgêneros: são os indivíduos em que sua identidade de gênero não corresponde ao sexo biológico. Muitos deles, por sentirem desconforto procuram ter a aparência do sexo com o qual sua identidade de gênero se identifica. Por isso, buscam, por exemplo, tratamentos hormonais, implante ou retirada das mamas, cirurgias plásticas, depilação, entre outros. Esse termo também pode ser usado para todas as identidades não cisgêneras, como transexual, travesti, não binário, crossdresser.

Orientação sexual: diz respeito às formas de atração afetiva e sexual de cada indivíduo. Essa parte não está relacionada à identidade de gênero ou sexo biológico. Portanto, é possível a pessoa ser transgênero e ser hétero, bi ou homossexual. Por exemplo, se um homem trans se sente atraído apenas por outros homens, sua orientação sexual é homossexual.

Drag queen/king: esse termo se refere a pessoas que se transvestem do sexo oposto para realizar uma performance artística ou espetáculo. Drag queen seria um homem cisgênero fazendo uma performance como mulher, já drag king seria uma mulher cisgênero performando como homem.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#Trans7TermosParaEntenderMelhorOTema

https://www.dci.com.br/dci-mais/dia-da-visibilidade-trans-7-termos-para-entender-melhor-o-tema/85293/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp