16/05/2021 às 23h27min - Atualizada em 16/05/2021 às 23h27min
Mulher dá à luz a nove bebês de uma vez só no Marrocos
Este é o primeiro caso registrado de nascimento de nônuplos no qual tudo correu bem e todos os bebês sobreviveram
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/05/16/mulher-do-mali-da-a-luz-a-nove-bebes-de-uma-vez-no-marrocos-veja-imagens.ghtml
Gestante esperava 7 bebês, mas acabaram nascendo 9 em um caso raríssimo de nônuplos - Crédito: Reprodução/Twitte Halima Cisse já tinha uma filha quando engravidou novamente. O que ela e o marido não esperavam é que em vez de um, dariam nove irmãos à primogênita. A gravidez de nônuplos é muito rara e, como envolve riscos, Halima foi transferida do Mali, onde mora, para o Marrocos por meio da cooperação internacional entre os dois países. As crianças, cinco meninas e quatro meninos, nasceram com 30 semanas e pesos que variam de 500 gramas e 1,1 kg. Eles ainda estão com a saúde frágil e devem ficar um mês na incubadora. A mãe se recupera do parto no Marrocos.
Um médico que participou do parto disse que os bebês nasceram de cesariana, com 30 semanas, e pesam de meio quilo a um quilo. Eles devem permanecer em incubadoras por dois ou até três meses.
Este é o primeiro caso registrado de nascimento de nônuplos no qual tudo correu bem e todos os bebês sobreviveram. No livro dos recordes, o Guinness, o registro de um parto com o maior número de bebês nascidos de uma só vez e no qual todos sobreviveram é de uma americana que, em 2009, deu à luz oito filhos.
O professor de medicina reprodutiva Yacoub Khalaf, do King's College de Londres, disse que um parto como esse é extremamente improvável sem tratamento de fertilidade. As autoridades do Mali não comunicaram se a gestante havia feito algum tratamento. Ele acrescentou que o risco para a mãe é muito grande. Segundo ele, a mãe poderia ter perdido o útero ou a própria vida, e os bebês podem apresentar deficiências físicas ou mentais.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#MulherDáÀLLuzANoveBebêsDeUmaVezSóNoMarrocos