MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
05/04/2021 às 16h02min - Atualizada em 05/04/2021 às 16h02min

Exercícios X Doenças Neurológicas!

Dicas do Dr. Vicente

http://deputadodrvicente.com.br/
Na pré-história, quando os seres humanos eram caçadores/coletores, a pessoa precisava se mexer constantemente e pensar rápido para sobreviver, pois quem ficasse parado morreria de fome ou seria devorado por um predador. Isso aconteceu por aproximadamente 290 mil anos, até cerca de 10 mil anos atrás, quando os humanos começaram a se estabelecer em comunidades agrícolas após as descobertas da agricultura e da criação de animais. Logo, a vida em movimento é uma mensagem evolutiva ainda presente em nossos genes e, por isso, até hoje, se você levar uma vida sedentária, seu cérebro vai deixar de funcionar cem por cento.

Exercícios ajudam na formação de novos neurônios, pela liberação de BDNF (do inglês Brain-derived neurotrophic fator - em português “Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro”, uma proteína que ajuda na sobrevivência neuronal e na produção de novos neurônios), substância envolvida na produção, conservação e funcionamento das células nervosas.

Exercícios também estimulam a produção natural de dopamina, neurotransmissor que falta no cérebro de quem tem Parkinson. Durante os exercícios os músculos produzem um hormônio chamado Irisina que tem potencial para reverter a perda de memória característica do Alzheimer, conforme estudo publicado em janeiro de 2019 na Nature Medicine, uma das revistas médicas mais importantes do mundo.

A medicina moderna vem descobrindo que a atividade física serve para prevenir e também para auxiliar no tratamento de várias doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Epilepsia, Depressão e até Enxaqueca.
Por isso fazer exercícios físicos é fundamental para manter a saúde cerebral.

Caminhar ou fazer exercícios por quarenta e cinco minutos, pelo menos três vezes por semana, é a receita certa para ajudar a manter a mente afiada.

Mexa-se! Não fique parado(a)! Mantenha a saúde do corpo e da mente fazendo atividades físicas regulares. Exercício também é um ótimo remédio para a mente.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DicasDoDrVicenteSobreAedesAegypti

http://deputadodrvicente.com.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp