Com a adesão da "Netflix dos Carros", fica no passado a preocupação com o pagamento de inúmeras despesas: emplacamento, IPVA, DPVAT, revisão, licenciamento, manutenção e seguro. Sem calcular os prejuízos com a venda e a desvalorização do veículo.
O segmento, antes liderado pelas locadoras é, agora, tendência entre as montadoras. Consolidado na Europa e nos Estados Unidos, o modelo de negócio intitulado Car as a Service (CaaS) está em franca expansão no mercado brasileiro e deve se estabilizar em um curto espaço de tempo. Fiat, Jeep Renault, Audi e Volkswagen estão entre as fabricantes que apostam no serviço de locação de longo prazo.
No entanto, não é tarefa fácil controlar os contratos de assinatura de carros concretizados pelas locadoras e montadoras. A tecnologia aparece como a maior aliada nesse processo, que precisa ser rápido e seguro. O controle do serviço inicia logo na compra do veículo, passa pela personalização de acordo com as exigências do cliente e, por fim, na entrega do carro ao consumidor.
É o que faz o Locavia, solução tecnológica da Infosistemas, empresa com atuação no mercado de mobilidade. "O sistema automatiza o faturamento, as cobranças recorrentes realizadas pela operadora do cartão de crédito, possibilita a gestão de todo o ciclo de vida do contrato, bem como a administração das manutenções corretivas, preventivas, multas e a venda do ativo até sua renovação", explica o diretor de negócios da Infosistemas, Cássio Maia.
Com o auxílio da tecnologia, locadoras e montadoras ganham escalabilidade com o modelo de negócio Car as a Service. Além disso, a cultura da locação de veículos reverbera e o ecossistema de mobilidade cresce no Brasil.