MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
21/01/2021 às 15h55min - Atualizada em 21/01/2021 às 15h55min

​Radar meteorológico não funciona há cinco meses em SC.

Equipamento contribui para evitar desastres, como a tragédia que deixou 21 mortos em Presidente Getúlio.

https://www.nsctotal.com.br/noticias/radar - meteorologico
https://www.nsctotal.com.br/noticias/radar-meteorologico-nao-funciona-ha-cinco-meses-em-sc
REPRODUÇÃO
Radar meteorológico não funciona há cinco meses em SC. Equipamento custou R$ 10 milhões e contribui para evitar desastres, como a tragédia que deixou 21 mortos em Presidente Getúlio.

Fora de operação há pelo menos cinco meses, o radar meteorológico de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, continua sem data para voltar à atividade. O equipamento contribui para evitar desastres, como a tragédia que deixou 21 mortos na região em dezembro do ano passado. Com um investimento de R$ 10 milhões, o radar foi inaugurado em 2014 e tem capacidade para cobrir 191 dos 295 municípios catarinenses. Segundo a Defesa Civil estadual, o equipamento está em fase de ajustes finais, mas ainda não há um prazo definido para voltar a funcionar.  Em dezembro, a Defesa Civil do Estado afirmou que a inoperância do radar não prejudicou os alertas que foram emitidos na noite do temporal no Vale do Itajaí. No entanto, prefeitos da região dizem que ele é importante para evitar os transtornos causados pela chuva. — Esse radar, de fato, se funcionar, contribui muito para evitar, não o desastre em si, mas a gente pode salvar vidas — afirmou Adriano Poffo, prefeito de Ibirama. 

A falta do radar de Lontras vem sendo suprida pelo equipamento que fica no Morro da Igreja, em Urubici, na Serra catarinense. Mas este radar não tem capacidade para detalhar as chuvas concentradas em cidades do Vale do Itajaí por causa da diferença topográfica.  ​Em Blumenau, por exemplo, o AlertaBlu, serviço criado para monitorar o tempo, utiliza os dados fornecidos pelo radar para dar avisos mais precisos aos moradores. — A gente consegue emitir alertas com até duas horas de antecedência indicando se essa tempestade vai chegar aqui na região e com qual intensidade ela pode chegar por aqui — explicou a meteorologista do AlertaBlu Tatiane Martins.

#BoaNoiteRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#RadarMetereológicoNãoFuncionaHáCincoMesesEmSantaCatarina

https://www.nsctotal.com.br/noticias/radar-meteorologico-nao-funciona-ha-cinco-meses-em-sc
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp