O mercado da agropecuária, assim como os demais da agroindústria, teve nos últimos anos um aumento importante na variedade de produtos e na forma de atuação no mercado. Essa diversificação tenta atender as demandas do público, que busca cada vez mais por produtos mais saudáveis e ecofriendly. Mas, além disso, produtores rurais de pequeno e médio porte também procuram alternativas de lucrar com seus negócios.
Desse modo, o queijo de ovelha é um destes produtos que vem ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque o fato de ter menores índices de lactose, está entre os principais benefícios do queijo, facilitando a digestão daqueles que possuem intolerância.
Ademais, o leite de ovelha possui nutrientes muito mais ricos e saudáveis se comparado ao leite de vaca, aumentando a imunidade do corpo e prevenindo contra diversas doenças. Sendo assim, ao longo dos próximos tópicos é possível acompanhar tudo sobre os principais benefícios do queijo de ovelha para a alimentação.
Benefícios do queijo de ovelha
Conforme mencionado, o grande valor nutricional é um dos principais motivos para que o queijo de ovelha seja mais procurado nos supermercados. Ele oferece para o corpo mais energia e gorduras magras, o queijo é ideal para a alimentação antes de atividades físicas. Além disso, conforme o tipo de queijo de ovelha, que varia de acordo com a raça do animal e o tipo de pastagem, o produto harmoniza perfeitamente com vinhos e cervejas.
Outro benefício importante que o queijo ovino traz é o aumento da imunidade do corpo, graças à combinação de minerais, nutrientes e aminoácidos. Desse modo, o consumo constante, mas moderado de queijo de ovelha ajuda o corpo na criação de imunizantes naturais, pois atua como antioxidante e evita também o aparecimento de doenças crônicas. Ainda, há uma grande variedade de benefícios que o produto pode oferecer conforme a qualidade e o tipo.
Leite natural e com baixo índice de lactose
O leite e seus derivados são ingredientes superversáteis, o que faz com que estejam em diversas receitas de pratos e lanches. No entanto, como aproximadamente 40% da população brasileira tem algum nível de intolerância à lactose, o alto índice deste nutriente no leite de vaca faz com que o organismo crie alergia ao alimento, por ser de difícil digestão.
Desta forma, um dos benefícios mais atrativos do queijo de ovelha é o baixo índice de lactose, que torna o consumo do queijo e outros derivados do leite mais saudável e com digestão mais apropriada.
Vale ressaltar, no entanto, que todos os leites de mamíferos têm um determinado nível de lactose. Entretanto, a diferença está no fato de que o leite de ovelha possui teores de gorduras e proteínas maiores, o que muda a proporção da lactose entre os componentes.
Rico em minerais
Para além do sabor e diferentes combinações gastronômicas, o queijo de ovelha também oferece maior valor nutricional. Entre as principais minerais encontradas no leite estão o cobre, fósforo, potássio, manganês, sódio e zinco.
O manganês, por exemplo, é um dos minerais mais completos e que melhor estimulam o bom funcionamento do corpo. Assim como o fortalecimento dos ossos e o controle dos níveis de açúcar no sangue, o manganês é responsável pelo aceleramento do metabolismo. Sendo assim, apenas esse mineral é capaz de auxiliar no emagrecimento, fortalecimento do corpo e controle do diabetes.
Aumento da imunidade
A prevenção contra novas doenças no corpo humano deve ser uma preocupação constante. Portanto, cuidar do sistema imunológico, é uma das formas de cuidar da "proteção do corpo" contra agentes externos. Desse modo, escolher alimentos que fazem o organismo ter um bom funcionamento é uma das formas de aumentar a imunidade. O queijo de ovelha, portanto, tem propriedades ricas em imunizantes, como é o caso do zinco.
O zinco, além da combinação dos outros minerais citados no item acima, atua no corpo como antioxidante, evitando assim o surgimento de doenças crônicas. Além de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, colesterol e afins, a imunização também previne o corpo de contágio de vírus e bactérias, os quais são portadores de doenças como a gripe, tuberculose, febre amarela, entre outros.
Tipos de queijo de ovelha
Pois bem, sabendo de todas as propriedades e benefícios que o queijo de ovelha traz para a saúde humana, é interessante acompanhar também os diferentes tipos do produto.
Cada raça de ovelha é propícia para a produção de diferentes tipos de queijos. O Queijo Idiazábal, por exemplo, tem origem principalmente no país basco, na Espanha, e é produzido com leite de ovelha das raças Latxa e Carrazana. Além da raça, o sabor e o aroma do queijo de ovelha variam de acordo com o tempo de maturação, que pode levar até dez meses, como é o caso do Pecorino Romano. No mais, abaixo estão os principais tipos de queijo produzidos com leite de ovelha:
• Queijo Pecorino;
• Pecorino Romano;
• Queijo Nabulsi;
• Queijo Roquefort;
• Pecorino Sardo;
• Queijo Idiazábal;
• Queijo Ovelha das Vertentes;
• Pecorino Toscano;
• Queijo Manchego;
• Queijo Labneh;
• Serra da Estrela;
• Queijo Etchekoa;
• Queijo Graviera.