O Museu do GRAMMY disponibilizou no seu site a nova série documental "Live From The Vault" em parceria com a Iron Mountain, líder mundial em serviços de armazenamento e gerenciamento de informações. Desde 2008 o Museu do GRAMMY já fez a curadoria de mais de 80 exposições, hospedou mais de 1.000 programas e registrou e arquivou mais de 2.000 horas de vídeos.
Como parceiro oficial de guarda e preservação de acervo do Museu do GRAMMY, a Iron Mountain armazenou os artefatos mais valiosos do Museu em um cofre climatizado, e agora vai catalogar, gerenciar e distribuir os arquivos de vídeo, utilizando a sua plataforma tecnológica de conteúdo digital.
A Iron Mountain e o Museu do GRAMMY farão a curadoria de alguns dos vídeos arquivados como parte de uma nova série, a "Live From The Vault", cuja proposta é levar os fãs ‘para dentro dos cofres’ de alguns dos programas mais icônicos do Museu, apresentando filmagens raras. E para aumentar a acessibilidade, o Museu vai utilizar o Serviço de Localização de Conteúdo (CLaaS, na sigla em inglês) da Iron Mountain para transcrever os arquivos do para outros idiomas, incluindo legendas.
Os dois primeiros episódios da série já estão disponíveis no site do Museu do GRAMMY, a estreia foi com material histórico da cantora de blues, gospel e ativista dos direitos civis Mavis Staples:
https://watch.grammymuseum.org/videos/mavis-staples-2010
O segundo episódio apresenta filmagens de arquivo raras de uma apresentação de 2010 do icônico baterista dos Beatles Ringo Starr:
https://watch.grammymuseum.org/videos/ringo-starr-2010
"Como vimos no ano passado, é vital que os museus aumentem sua presença no meio digital, e o Museu do GRAMMY tem feito isso", diz o presidente do Museu, Michael Sticka. "Estamos animados com a parceria entre o Museu e a Iron Mountain para a nova série ‘Live From The Vault’, com o intuito de preservar nos nossos arquivos essas gravações e momentos importantes na história da música."
"Nossa missão é ajudar nossos clientes a proteger, acessar e utilizar seus arquivos", diz Lance Podell, vice-presidente sênior e gerente geral da Iron Mountain Entertainment Services (IMES). "Nosso longo relacionamento com o Museu do GRAMMY está arraigado na dedicação comum em preservar a história musical. Estamos orgulhosos por sermos os parceiros oficiais de preservação do GRAMMY, ajudando a proteger um tesouro diversificado e impulsioná-lo para a era do streaming, com entrevistas e performances enérgicas de diversos artistas. Estamos animados em patrocinar a série ‘Live From The Vault’, assim como o seu episódio de estreia com a pioneira cantora Mavis Staples - que privilégio é ouvir nas próprias palavras de Mavis como sua educação e suas convicções de justiça social inspiraram sua música", conclui Podell.
No Brasil, a Iron Mountain possui a área de Film & Sound, com todos os equipamentos para cuidar do acervo de diversas gravadoras, estúdios, produtoras de áudio e vídeo e veículos de Rádio e TV. A Iron Mountain faz a guarda, gestão, manutenção e conversão de mídias (físicas e digitais), além da recuperação de mídias danificadas. A empresa tem orgulho de ajudar a proteger e expandir a cultura nacional e internacional.
Premiação acontece no dia 14 de março
Além das estreias dos novos episódios da série ‘Live From The Vault’, a transmissão da 63ª edição do GRAMMY ocorrerá no dia 14 de março, após ser adiada devido à situação da COVID-19 em Los Angeles. Beyoncé lidera o número de indicações, seguida por Dua Lipa e Taylor Swift. Mas, este ano, para a alegria dos brasileiros, dois artistas do cenário musical nacional foram indicados: Bebel Gilberto, na categoria "Álbum de Música Global"; e Chico Pinheiro, na categoria "Álbum de Jazz Latino".
Fundada em Nova York, EUA, em 1951, a Iron Mountain hoje é líder mundial em serviços de armazenamento e gerenciamento de informações para empresas, presente em 50 países, com 1.450 instalações. Está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) com o código IRM.
A companhia armazena e protege bilhões de ativos e dados valiosos de mais de 225 mil clientes, incluindo 95% das maiores empresas do ranking Fortune 1000. Hoje a Iron Mountain tem a experiência de 70 anos para guardar e proteger as informações de negócios, dados altamente confidenciais, BioSafe, obras de arte, artefatos culturais e históricos das marcas mais valiosas do mundo.
No Brasil, a empresa completa 20 anos de atuação em 2021, e está presente em sete estados e no Distrito Federal, com 38 unidades, 1.800 funcionários e mais de cinco mil clientes, nos mais diversos setores, como Serviços Financeiros (Bradesco, Caixa, Itaú, Santander), Energia, Entretenimento (BMG, EMI, Sony, Globo), Saúde (Hospital Albert Einstein, Golden Cross), Serviços (Accenture, Deloitte), Seguro, Varejo, Setor Público (Tribunal de Justiça SP, ANAC) e milhares de PMEs.